História da Telha

As "Telhas Coloridas de Concreto" têm sido o material mais amplamente usado para a cobertura de telhados na maioria dos Países da Europa desde os anos 1950.

A origem, porém da "telha de concreto" pode ser fixada ao redor dos anos 1800, quando na Bavária (parte sul da Alemanha) dois oficiais do Município Pauli & Graf, misturando cimento com areia de varias granulometria, fizeram a primeira telha de concreto, prensada a mão sobre um molde de ferro.

Estas primeiras telhas feitas à mão não tinham resistência alguma e no ano 1884 o Sr. Adolf Kroher que trabalhava anteriormente vendendo livros e canetas, construiu a primeira máquina artesanal para fazer a telha de concreto misturando areia com o cimento Portland que tinha sido descoberto na Inglaterra dois anos antes.

Misturando areia e cimento em diversas proporções, com areia de diversas granulometria conseguiu achar uma "receita" que lhe proporcionou uma telha resistente.

O impulso na industrialização foi dado não intencionalmente pelo Rei da Dinamarca que ordenou aos cidadãos cobrir com tetos de pedras as casa para evitar quebras durante furacões. Sr. Jorgesen sugeriu para o rei a utilização das telhas de concreto muito mais resistentes, telha que era na época bem produzida na fábrica de Wedel, perto de Hamburgo.

Três são as principais motivações que deram grande desenvolvimento na difusão de telhas de concreto:

• O grande desenvolvimento do setor habitacional depois da segunda guerra mundial
• A produção das coberturas tradicionais e das telhas de barro não eram o suficiente para abastecer o mercado e a relativa fraqueza com respeito a furacões
• A diversificação das cores e dos diferentes perfis que foi bem aceita nos ambientes dos Arquitetos e engenheiros que queriam dar visuais diferentes, e mais modernos para casas.

Marknet Web Solutions - Desenvolvimento de Sites